sexta-feira, 12 de junho de 2009

A LIDERANÇA E A DIALÉTICA: O NARRADOR DE HISTÓRIAS.

Dr. Afonso de Sousa Cavalcanti.

Resumo

Comunicação oral:


Introdução: O interesse da pesquisa é orientar os professores do Ensino Fundamental para que sejam bons contadores de histórias e possam proporcionar a seus alunos momentos constantes de contato prazeroso com a literatura, via contos de fada, gibis e livros infantis e livros históricos. Contar histórias é matéria de conhecimento e de formação científica. Objetivos: Orientar os que fazem uso da cátedra escolar, sobre as formas para melhor contar histórias e indicar as histórias recomendadas para a formação escolar e vital. Material e metodologia: por intermédio da leitura e interpretação de texto será estudada a proposta de HAMMMEN, Sabrina Vianna. Como levar a criança a se interessar por histórias. sahammen@hotmail.com; CAVALCANTI, Afonso de Sousa. Procura e Discernimento. V. I, n. 2, 2006. Discussão: O sujeito contador de histórias necessita: conhecer bem a história; identificar os personagens, os lugares onde eles freqüentam e o que eles fazem; planejar bem antes de contar as histórias e narrá-las com naturalidade e entusiasmo; evitar ênfases a detalhes simples; viver os personagens das histórias; prender o público ouvinte à narrativa e gerar prazer aos que ouvem; demonstrar simplicidade, otimismo, graça, honestidade, equilíbrio, bom humor e calor humano. Conclusão: O contador de histórias deve possuir boa dose de cultura e certa grandeza de caráter para ter uma visão ampla dos problemas da vida e da educação e interpretar corretamente os fatos que ocorrem em sua comunidade, no país e no mundo. Ao mesmo tempo, precisa ter criatividade, inteligência e imaginação. Palavras-chave: Imaginação, Dramatização. Linguagem.


Clique na URL a seguir e conheça a íntegra.


http://docs.google.com/View?id=ddjqdvsk_167c583x6ds

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