quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Aprendi que:


O aprendizado de cada um depende da onda em que surfa. (dema)

Aprendi que:

1.    Cada um de nós é um mistério que se desvenda parcialmente no giro cíclico humano, produzindo seu juízo único sobre atos e fatos, em razão do acervo cultural acumulado em vida.
2.    A criatura, efêmera, sujeita às mudanças no tempo, sente-se indefesa ante o fado desconhecido.
3.    Cada ser humano, fisicamente uma estrutura óssea transpassada por um tubo em curvas, de entrada e saídas, com recheio de carne, nervos, músculos e cobertura elástica, constitui-se apenas uma unidade da espécie, resultante do processamento de elementos da natureza, para a qual retorna após a morte.
4.    Cada ser humano, esqueleto recheado, possui atividade mental elaboradora de si mesmo e do mundo, que o leva a almejar semi-eternidade, dada a frustração com o fim irreversível do seu ciclo vital.
5.    Temeroso do futuro espiritual desconhecido, cria, historicamente, a divindade salvadora, aprimorando gradativamente esta ou aquela doutrina, de modo a assegurar à espécie um aval divino e uma vida promissora no além.
6.    De fato lhe é difícil negar a existência de um ser não criado, causador do universo em expansão, ainda que dando potencialidade à célula original de, após seu toque inicial, evoluir por si mesma.
7.    O universo ainda engatinha em seu devenir expansionista, com limites indefinidos e indefiníveis.
8.    Seria muita petulância humana acreditar que o Senhor de tudo iria misturar-se à sociedade dos homens para salvá-la. E salvá-la de quê?
9.    É mais cômodo introjetar a crença do que contestar e enfrentar o mistério.
10. Ser ambíguo, passível de praticar o bem e o mal, o homem precisa sujeitar-se a normas sócio-jurídico-religiosas, para que não se autodestrua e lhe seja possível conviver em grupo. O desrespeito a essas normas inviabiliza a perpetuação da espécie.
11. Apesar de todo esse aparato conceitual, pode ser feliz ao cultivar sentimentos bons, sobretudo o amor.
12. Este sentimento é fogo e comanda o dia-a-dia de cada pessoa humana, seja porque intenso, seja porque dele carente.
13. Independentemente do que que eu carregue em minha caixa mental, o mundo continuará a existir depois que eu me for, como já existia antes que eu nascesse.
14. A ação humana na crosta de nosso planeta não se compara àquela exercida pelas forças endógenas e exógenas, quer reequilibrando sua superfície com o rearranjo das placas tectônicas, quer por alterações intermitentes na atividade solar ou por modificação do plano inclinado orbital dos corpos celestes, levando a glaciações, desertificação, aquecimento ou desaquecimento do orbe terrestre.
15. Muita gente pensa diferente, mas o lixo não biodegradável talvez seja a maior ameaça à vida na Terra.
16. Alguma coisa sei, mas meu estoque cultural é extremamente minúsculo e insignificante ante o que a humanidade detém.
17. Sou medíocre peça no ciclo vital humano.


Nov 19 - dema

Nenhum comentário: