Notícias de interesse geral de Uberlândia e região.
18/10/2013 7:00

Obra “Solidão e outras tristezas” conta com 71 poesias de Ademar Silva

 Programa de Aprimoramento Profissional
O escritor Ademar Silva lançará nesta sexta-feira (18) o terceiro livro de poemas. “Solidão e outras tristezas” (Assis Editora, 96 páginas, R$ 30) apresenta 71 poemas, com temáticas que abordam tristezas humanas e enfrentamento com questões existenciais.
Obra “Solidão e outras tristezas” conta com 71 poesias de Ademar Silva
Escritor Ademar Silva trabalha com temas que abordam a tristeza humana e enfrentamentos existenciais (Foto: Cleiton Borges)
No segmento de poesias, “Solidão e outras tristezas” é o terceiro livro solo de Ademar Silva. Anteriormente, o escritor participou de uma obra com 14 autores e tem participação em outros, que, segundo ele, são frutos de concurso. As outras duas obras assinadas apenas por ele são “Devaneios” e “Sabor de pecado e outras essências”, lançados respectivamente em 2010 e 2012.
O poeta descreve o tema geral da obra a ser lançada como “um pouco pesado”. “A solidão não é um assunto muito apreciável, então as pessoas tendem a fugir disso. Entendo que a solidão em si não é uma tristeza, mas pode se tornar por derivação e, se profunda, pode ocasionar até um estado doentio no solitário”, disse.
Ademar Silva diz, no entanto, que a solidão não é o único assunto abordado na obra. “A temática é diversificada. São 71 poemas. Tem muito de lírico, de religioso. Há questões como a efemeridade em relação à vida, a liberdade, o existencialismo, o homem frente à mortalidade que tenta marcar sua passagem no mundo. O existencialismo está sempre presente em minhas obras”, afirmou.
O escritor acredita que a estética do poema deve ficar em segundo lugar, enquanto o conteúdo requer maior importância. “Nunca imaginei o poema como um mero jogo de palavras. Para mim, ele deve apresentar uma mensagem”, disse.
*APRIMORAMENTO PROFISSIONAL

SERVIÇO

Será realizado nesta sexta-feira (18) um coquetel de lançamento do livro “Solidão e outras tristezas”, de Ademar Silva. A solenidade acontece hoje, às 19h, na Assis Editora. Entrada franca. Informações: 3222-6033.