sábado, 17 de abril de 2010

Professor Cavalcanti e seus 60 anos

Professor Afonso de Sousa Cavalcanti comemora seus 60 anos com lançamento de livro.

Afonso Cavalcanti muito nos tem brindado com textos e comentários que, com prazer, publicamos em nosso site( http://www.demaisilva.com.br/ ) e neste blog.


Sua pessoa, pela vida, sinonimiza idealismo, força de vontade, busca perene de saber e de interferência no grupo social de que participa.


Fomos colegas de seminário por vários anos em Aparecida do Norte/SP, quando iniciamos nossos primeiros cursos superiores e amigos até hoje.


Sua evolução cultural é por ele mesmo explicada no texto que segue.


Em março p.p., comemorou com amigos, no seu sítio Ligela, em Mandaguari/PR, seus 60 bem vividos anos. Missa de ação de graças e festejos, com lançamento de livro, marcaram o evento.


O livro lançado, capa abaixo, vem juntar-se à série de outros de sua autoria já publicados.


Parabéns ao amigo Professor. Que muitos anos se lhe estendam à frente para que continue sua jornada ativa e culturalmente fecunda.
(Dema)



O livro “CAMINHOS DA VIDA: PASSEIO OU OCUPAÇÃO CONTÍNUA EM 60 ANOS?”, de Afonso de Sousa Cavalcanti, é uma obra que o autor apresentou para indicar aos seus leitores que o escritor, ao exercitar a tarefa de escrever, torna-se leitor, escritor e excretor. Segundo Afonso, este livro foi fruto de prazer. Na condição de leitor e estudioso da história, buscou alguns dos mais significativos acontecimentos de cada década (partindo dos anos de 1950 e fechando em 2010), registrando, com eles sua história de vida.


Nascido em 1950, o Professor Afonso de Sousa Cavalcanti entrou para a história ainda sob os efeitos negativos da Segunda Grande Guerra Mundial. O interessante é que sofreu os efeitos positivos e negativos de vários fatos sociais, que segundo Émile Durkheim, nos trazem a exterioridade, a coercitividade e a generalidade. Ei-los:


a) em 1950 nasceu a televisão no Brasil. A princípio, telinha em preto e branco, depois tela grande e com imagem colorida. No início tudo era simples, a moralidade não permitia a exibição da sensualidade como a que hoje presenciamos;


b) a política demonstrou as eleições democráticas para governo do país e o desgoverno assentou a ditadura militar por 21 anos. As exigências populares trouxeram de volta as eleições democráticas. O voto popular nos apresentou Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luis Inácio da Silva, à frente do governo federal. Apesar da democracia, a mancha da corrupção ainda continua instalada das mais altas às mais baixas esferas da política;


c) nos esportes, os brasileiros choraram em 1950, pela derrota da copa para o Uruguai, mas sorriram em 1958, quando da conquista do primeiro título na Suécia; voltaram a abrir sorrisos largos, com a vitória do bicampeonato, em 1962, no Chile; depois festejaram o tricampeonato, no México, em 1970; 24 anos depois, em 1994, o Brasil ganhou o tetra em terras dos Estados Unidos da América; para finalizar e calar a boca de muitas seleções, em 2002, o Brasil trouxe o título do pentacampeonato mundial. Em 2010, nosso país partirá para o hexacampeonato;


c) na trajetória da Igreja Católica, seus fiéis viram a morte do papa Pio XII e aplaudiram a eleição do papa João XXIII; anos depois, em 1963, a Igreja chorou a morte de João XXIII e se alegrou com a eleição do papa Paulo VI, o papa do Concílio Vaticano II; em 1978, faleceu Paulo VI e foi nomeado papa João Paulo I, que permaneceu no pontificado por um mês apenas; ainda em 1978, foi eleito o papa João Paulo II, que fez um longo pontificado com dezenas de viagens pelo mundo inteiro; em 2005, o mundo assistiu a morte de João Paulo II e o conclave dos cardeais elegeu o papa Bento XVI;


d) a informática apresentou centenas de inovações e invenções, lançando computadores cada vez mais aperfeiçoados até os mais sofisticados modelos portáteis que nos servem de ferramentas de trabalho. As inovações com gravações e memórias evoluíram do disquete ao CD e DVD e inovações com o pendrive. Partiu da memória real dos microcomputadores e nos externou às energias dos satélites dando-nos de presente a Internet. Hoje navegamos em qualquer lugar, em tempo real e integral;


e) o mundo continuou fazendo guerras e os países mais desenvolvidos investiram em armamentos bélicos, criando máquinas sofisticadas que seguem pela terra, pelo mar e pelo ar, gerando mísseis, antimísseis, armas letais e cruéis. A ambição de alguns países viu na indústria bélica soluções econômicas e por isso houve dezenas de proposições de guerras. Eu diria que a entrada dos Estados Unidos no Oriente Médio, destruindo e enforcando Saddam Hussein foi uma das mais cruéis ações bélicas da humanidade;


e) a população mundial passou por enorme explosão demográfica, embora surgissem políticas públicas de controle desta explosão. O domínio tecnológico nas mãos dos grandes capitalistas organizou e modernizou as grandes cidades e nelas e para elas desenvolveram-se os mais sofisticados meios de transportes, comunicação e entretenimento.


O produtor deste livro refletiu a história da humanidade e com ela encaixou a sua história. Sendo filho de agricultor e colonizador do Norte do Paraná, tornou-se agricultor e cafeicultor e por isso, vivenciando a cafeicultura paranaense, este a incentiva e a constrói. Apesar de ser originário da zona rural paranaense, migrou-se para o vale do Paraíba Paulista e de 1969 a 1974 fez-se seminarista redentorista, diplomando-se em Estudos Sociais e Filosofia. Sentindo-se fora de casa, retornou ao estado do Paraná e ingressou na carreira do magistério, tornando-se professor do Ensino Fundamental e Médio, por mais de 30 anos consecutivos. Neste período foi também diretor. O referido professor não parou em sua carreira docente, apenas com suas graduações. Anos depois (1984-1985; 1991-1992 e 1994-1995), especializou-se em Educação Especial, Geografia Física e Pedagogia Religiosa. Com seu ingresso, em 1990, no ensino superior, mais precisamente na FAFIMAN, FACCAR e UNIPAR, seguiu carreira docente e buscou diplomas no Mestrado em Filosofia e Doutorado em Educação, Administração e Comunicação. Para completar sua carreira, graduou-se em Pedagogia. Como dizem alguns: o Professor Afonso não parou ainda, pois no momento está cursando História, já na sua fase final de curso.


O autor do livro, por ser agricultor e líder comunitário demonstrou em sua obra que a propriedade rural precisa ser cuidada com esmero e somente terá sucesso o agricultor que investir em tecnologia e transformar sua propriedade em uma empresa, de forma a cumprir a finalidade social da propriedade da terra, conforme preconiza a Constituição Federal de 1988: dando moradia, produzindo para sustentar os moradores e com sobras para a comercialização, gerando empregos e protegendo o meio ambiente. Ele vai mais longe e afirma que o trabalhador rural também precisa de lazer e de celebrações sociais, por isso a propriedade da terra pode ganhar uma nova estética com investimentos de lazer, recreação e descanso.


O presente livro contou com a participação especial de Ademar Inácio da Silva, João Batista Cavalcanti e Manoel Messias Cavalcanti. No final do livro, o autor acrescenta dois textos seus: o primeiro destaca a participação dos ex-seminaristas redentoristas na UNESER e o segundo retrata a importância do ato de ler, escrever e expor o que se escreve.






(Resumo elaborado por Afonso de Sousa Cavalcanti. Professor de Filosofia, Sociologia e Política Educacional Brasileira, na FAFIMAN, Mandaguari, Paraná).


Outras obras de Cavalcanti:


______________________________________________________________________________

Nenhum comentário: